Iguatu participa do Dia do Desafio 2019

No dia 29 de maio, mais 3.000 cidades do continente americano participam da 25ª edição do Dia do Desafio, a maior campanha internacional de estímulo à prática de atividade física, realizada há 36 anos e organizada pelo Sesc São Paulo em toda a América.

O Sesc Ceará, braço social do Sistema Fecomércio, é o organizador local e, em parceria com as prefeituras, cadastrou todas as 184 cidades cearenses no desafio de incentivar o maior número de pessoas a se exercitar no mesmo dia.

No Dia do Desafio, cada pessoa que registrar pelo telefone 0800.275.5250 a realização de quinze minutos de atividade física contribui para que sua cidade supere a desafiante. Desde caminhadas, alongamentos a exercícios de alta intensidade, qualquer movimentação física pode ser registrada.

Na disputa, as cidades formam duplas e competem pelo maior número de participantes. As duplas se enfrentam no ranking até 2020 e tentam superar a o percentual da população municipal realizar atividade física. Em 2018, quatro cidades onde há unidades do Sesc venceram suas desafiantes (Fortaleza, Iguatu, Juazeiro e Crato).

Fortaleza superou Manaus com 1.542.734 participantes. Juazeiro do Norte venceu o município paulista de Santo André e registrou 204.750 participações. No Crato, 82.657 pessoas realizaram atividade física, superando a cidade venezuelana de Ocumare Del Tuy. Iguatu ganhou da cidade de Nanagua, também na Venezuela, com 73.882 competidores. A cidade de Sobral ficou em segundo lugar com 60.285 pessoas contra a cidade de Birigui (SP).

Neste ano, estas duplas se enfrentam pela segunda vez e preparam programação de atividade física e esportiva para incentivar a participação de mais pessoas.


Programação

Em 2019, o tema é do Dia do Desafio será “Quando você abraça o desafio, o bem estar abraça você”. Em Iguatu a unidade do Sesc realiza programação gratuita de atividades físicas e esportivas e promove aulões de ginástica, caminhada, passeio ciclístico em ruas e praças da cidade e aulas laborais nas empresas do comércio.

A origem do Dia do Desafio

No  inverno canadense de 1983, o prefeito de Saskatoon, Clifford Wright, sugeriu que todos fossem caminhar para se aquecer. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All  assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Na edição de 2018, o #DiaDoDesafio mobilizou mais de 37 milhões de pessoas de 3.189 cidades das Américas.

Serviço

Dia do Desafio 2019

29/5
Registre a realização de 15 minutos de atividade física pelo telefone 0800.275.5250
Mais informações: www.diadodesafio.org.br

Programação Iguatu
Caminhada da Unidade Sesc até a Praça da Matriz
Data: 29/5 Dia do Desafio
Horário:7h
Local: Unidade Sesc em Iguatu (Rua Treze de Maio, 1130)
Aberto ao público

Aulões gratuitos
Treinamento funcional para crianças
Ritmos
Ginástica
Power Jump
Step
Judô
Alongamento
Data: 29/5 Dia do Desafio
Horário: Das 17h30 às 20h
Local: Praça das Crianças
Aberto ao público