Rádio é o meio de comunicação mais confiável de divulgação de notícias

Rádio, TV, jornal impresso, sites, Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp. Qual desses você confia mais?

Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas e pela XP Investimentos, com 1.000 entrevistas entre os dias 11 e 13 de março, mostrou que o rádio tem um índice de 64% de aprovação seguido pelo jornal impresso e televisão, ambos com 61%.

A cantora Meggie Sales confirma o resultado da pesquisa divulgada pela XP.

Portais estão melhores avaliados. 32% das pessoas que participaram da pesquisa do Ipespe acreditam nas notícias publicadas, enquanto os blogs têm aprovação de 28%. Para George Ricardo, se informar em vários veículos é fundamental.

Informações repassadas por meio de redes sociais, sem fontes específicas, causam desconfiança na maioria das pessoas. O relatório mostra que para 72% dos entrevistados, Facebook e WhatsApp só divulgam notícias falsas.

Karine dos Santos, que trabalha no marketing de uma academia é ouvinte da Jovem Pan e disse que o rádio é o companheiro quando ela está dentro do carro.

No caso específico do WhatsApp, por exemplo, somente 12% acreditam que as notícias repassadas são verdadeiras. No Twitter, 52% avaliam que tudo que é postado é falso e 16% que é verdadeiro. Já o Instagram foi avaliado como tendo 17% de notícias verdadeiras e 55% de falsas.


*Informações do repórter Victor Moraes