Açaí engorda? Faz mal?

Queridinha dos praticantes de atividade física, o açaí desperta o gosto de outros consumidores. A fruta de origem amazônica, rica em ômega 9, é considerada pelos atletas o alimento mais completo em nutrientes. Segundo a nutricionista Raquel Pessoa, o ômega 9 é uma gordura boa, a mesma encontrada no azeite de oliva, que protege a função cardiovascular. O açaí também tem grande fonte de lipídeos que pode ser utilizado como energia. Por isso, os atletas consomem a fruta no pré e no pós-treino, proporcionando energia necessária a prática dos exercícios.

Engorda? Qual a quantidade ideal? 
O açaí não é um elemento calórico, nem engorda. Um copo com 100g do alimento, contém apenas 60 calorias. Portanto, deste que ele seja consumido com equilíbrio e ajuda de um profissional nutricionista, a fruta pode ajudar no emagrecimento. “A degustação na forma innatura, adicionada de banana, morango, nozes, amendoas, castanha de caju ou do pará garante um superalimento do bem”, ressalta a especialista.



Nutrientes 
O açaí é rico em polifenóis. O principal deles é a antocianina, substância responsável pela coloração roxa do açaí. Ela ajuda no controle glicêmico, baixa o colesterol LDL, previne e controla o diabetes.

Estética
Na área da estética foi observado que o açaí é riquíssimo em antioxidante. O consumo adequado da fruta previne e retarda o envelhecimento e aumenta a imunidade. Porém, é importante ressaltar que o açaí deve ser consumido puro. Isso porque quando vem acrescido de açúcar, xarope de glicose ou de guaraná, pastas de chocolate, leite condensado e sorvete, não é recomendado, em especial para hipertensos. “São essas composições que transformam o açaí em uma bomba calórica”, destaca a nutricionista. 

Raquel
Nutricionista Raquel Pessoa diz que, o consumo do açaí puro não oferece risco nenhum à saúde. Porém, é preciso ficar atento  a origem da frutaFoto: Fabiane de Paula

Malefícios
O consumo do açaí puro não oferece risco nenhum à saúde. Porém, é preciso ficar atento  a origem da fruta.Ou seja, o ideal é adquirí-la de fontes confiáveis, verifique se a embalabem apresenta o selo das organizações de saúde que comprovem o processo de higiene seguro.  Ele pode estar contaminado com  trypanosoma cruzi, protozoário que está nas fezes do barbeiro e pode causar a doença de Chagas. 

açaí e banana
Receitinha de açaí incrementada com banana e chiaFoto: Fabiana de paula

Receita de Açaí de Banana

Ingredientes
100g de açaí puro
200 ml de água
30g de suplemento com proteina
1 banana
1 pitadinha de canela
1colher de sobremesa de chia

Modo de preparo
Junte o açaí, a água, o suplemento, a banana e a canela. Passe tudo no liquidificador. Caso queira incrementar acrescente rodelas de banana 
Para ficar com um nutriente a mais acrescente a banana, que é fonte de potásio, uma boa dica para o pós-treino.

morango
Delícia de açaí puro com morangoFoto: Fabiane de Paula

Receita de Açaí de Morango

Ingredientes
4 morango
1 colher de sobremesa de chia
100g de açaí puro
200 ml de água

Modo de preparo
Junte todos os ingreiente e passe no liquidificador. Complemente com rodelas de morango e chia. A fibra presente na chia, confere saciedade , deixa a refeição completa, sem necessidade de complemento. A refeijão é sugestiva para um pós-treino, café da manhã, a pessoa se sente com muita energia, passa o dia bem, saciado, porque o ômega 9, que é a gordura monissaturada, ela dá bastante bastante saciedade. Ajuda até para quem está de dieta.

tapioca
Tapioca com açaí, também temFoto: Fabiane de Paula

Receita de Tapioca com Açaí

Ingredientes
1 colher de (chá) de açaí em pó
4 colher de (sopa) de goma de tapioca 
1 pitada de sal rosa 
1 colher de (chá) de semente de chia 

Modo de preparo 
Misture todos os ingredientes (menos a chia) e com ajuda de uma peneira coloque na frigideira já aquecida. Espere a massa ficar encorpada e vire para aquecer o outro lado.  Ao final já no prato adicione a chia para finalizar. Está aí uma receita fit e saudável.

Do DN